CONSTRUINDO A CAPA – BUILDING THE COVER

A capa deve ser construída com cuidado e com um bom planeamento. Muitas vezes, enquanto criamos a história, algumas ideias vão surgindo na nossa mente sobre o aspecto que gostariamos que a capa do nosso livro tivesse, no entanto, é preciso ter em conta que não somos especialistas e a capa deve ser desenhada por designers, habituados a lidar com marketing e imagens de marca. Não quero com isto dizer, que a ideia do escritor deva ser ignorada, muito pelo contrário, ela mostra uma imagem personalizada e muitas vezes é fundamental para captar a essência do livro, mas a mesma deve ser trabalhada pelo artista, de modo a tornar-se marcante e apelativa.

Ousar, mas não em demasia!

Uma boa capa deve ser ousada e diferente, chamando imediatamente a atenção do leitor sobre ele, no entanto, nada de cair em exageros: algo demasiado diferente ou irreverente pode ter o efeito contrário, sobretudo em leitores mais conservadores.

É importante que o designer conheça o livro

O conteúdo do livro é, para a grande maioria dos profissionais que desenham capas, o principal ponto de referência para o seu trabalho, o que torna implícita a necessidade de lerem a história como parte da sua preparação para o processo. O designer Chip Kidd (http://chipkidd.com) afirma mesmo que lê os livros antes de começar a fazer as capas. Infelizmente para os autores, isto nem sempre acontece, especialmente, quando estamos a falar em primeiras publicações, na grande maioria das vezes realizadas com editoras pequenas, pelo que devem ficar atentos ao que vos é apresentado e se sentirem a necessidade de vetar a capa proposta, não hesitem. É o vosso trabalho que está em jogo aqui, não temam dar opiniões. Oiçam os especialistas, mas deixem bem clara a vossa opinião ou ficarão extremamente insatisfeitos com o resultado final.

Um só livro, ou uma série de livros?

Esta é uma questão à qual o escritor tem de responder o mais depressa possível. Quando estamos perante uma série de livros, deve haver um planeamento mais ou menos conjunto, para que todos tenham o mesmo estilo e fiquem bem, juntos numa estante. Pode não parecer assim tão significativo à partida, mas acreditem que poderá fazer toda a diferença pela óptica dos leitores. Se não houver este cuidado, pode dar-se o facto do leitor pensar: para quê comprar o próximo livro? Há uma maior tendência para adquirir toda a série, se o conjunto dos livros formar algo interessante visualmente.
Assim, ao planear uma série de livros, é importante que cada uma das capas, não só, respeite o título individual do livro, como mantenha uma relação óbvia com as restantes, havendo determinados elementos gráficos que façam parte de todas elas.

Então, e os e-books?

A Internet é, sem sombra de dúvida, um excelente espaço para dar a conhecer e fazer publicidade ao seu livro, mas isto não é o suficiente. Boas reviews são excelentes e ajudam-nos a consolidar um certo público, mas a capa é sempre a primeira coisa que as pessoas vêem e o principal motivo pelo qual vão procurar mais informação sobre determinada obra. O mesmo acontece com os e-books. Na verdade, uma boa capa é fundamental e, em sítios como a Amazon, devemos ainda colocar outra questão: esta capa fica bem em tamanho thumbnail?

E a editora?

A identificação da editora é fundamental e pode até influenciar a aquisição do livro pelos leitores. A capa e a lombada sao espaços privilegidos para esta identificação, sendo que não se trata apenas de incluir o nome e o logotipo da mesma. Muitas vezes, a editora trabalha com colecções que incluem livros de diversos autores e estes devem ter um ponto comum. É importante discutir todos estes pormenores com a editora, antes da decisão final.

 

A capa deve ter um aspecto profissional, caso contrário os leitores vão acreditar que se trata de trabalho de amador e ignorá-lo por completo. A maioria do público vai considerar que um trabalho assim não merece o tempo que perderão a lê-lo, por isso, é preciso escolher com muito cuidado, não só o tema da capa, mas também o designer. Um bom entendimento entre o autor e o designer é fundamental, especialmente nas edições de autor (self publishing). Nunca se esqueçam que uma má capa, pode arruinar anos de trabalho intenso.


The cover for your book must be built carefully, with the help of some good planning. Many times, when you create the story, some ideas may pop up in your head about the cover’s design, although, you need to keep in mind that you’re not a specialist and the cover should really be designed by professionals, who are used to dealing with marketing and branding considerations. This doesn’t mean that your idea isn’t important or that it should be ignored, quite the opposite. Your idea probably shows a personalized image or notion and is often an essential component in order to capture the book’s essence, but it should be crafted by the artist anyway, to make that it is appealing or outstanding.

Daring, but not too much!

A good cover should be bold or different, getting the potential reader to immediately look at it, however, you must be careful so as not to exaggerate: something too different or too irreverent could have the opposite effect, especially with the most traditional readers.

The designer needs to know the book and what it’s about!

Most of the professionals who design book covers admit to the contents of said books being the main reference for their work process. This should in fact tell you how real, obvious and necessary it is, that your own cover’s designer read your book’s story, in preparation for his own cover design process and work. The designer Chip Kidd (http://chipkidd.com) has stated multiple times, that he reads the books fully before starting any work on their covers. Unfortunately for the authors, this isn’t a rule set in stone for all designers, specially on your first book, usually published by small companies, so you must pay attention to what is presented to you and, if you feel that need, just say no to that particular cover project. Do not hesitate. It is your work on the line, do not be afraid to make your opinion known. You need to hear the specialists, of course, and heed their advice, but you should make your opinion very clear, or you’ll risk being disappointed with the final result.

One book or a series of books?

This is an important question, which the author has to answer as soon as possible. When you’re doing a series of books, a general plan for all of those covers should be made, so they have the same style and look good on a shelf (be it in the bookstore, library or at home). That may not seem very significant, but it can make all the difference to your audience. If this isn’t carefully planned or thought out, your reader might in turn think: why should I buy the next book? There is a statistically greater tendency to acquire the whole series if the books match somehow, becoming visually interesting or appealing.
Therefore, when you’re planning covers for a series of books, it’s important that each one of them not only shows the individuality of that particular book, but also, shows an obvious relationship with the others, keeping some graphic elements that may be a part of the entire series’ covers.

And how about e-books?

The Internet is, without a doubt, a great place to spread the word, but it’s not enough. Good reviews are great and can help you in consolidating your audience. However, the cover is always the first thing people see and one of the main reasons why they will get interested or curious and try to learn more about your book. With e-books in particular, this isn’t at all different. In fact, a good cover is always fundamental, a staple even, and in web stores like Amazon, you should even go so far as to think about another small point: does your cover look good in a thumbnail? It wouldn’t hurt!

And… how about the publisher?

The publisher logo or identification is quite important as well and those can even be an influence on the readers, as to whether to buy the book. The cover itself and the book’s spine are privileged spaces for this and should often include both the publisher’s name and logo. Many times, the publishers work on a collection basis, and each one of these collections will include books written by many different authors and should have some commonality among them, which can also be displayed. It’s important to discuss all these details with your publisher before reaching and taking a final decision.

A cover must look professional, otherwise your readers will think you’re an amateur and ignore your work. Most of the public will believe that a book with a very poor cover generally isn’t worth their time, so you must choose carefully, both the cover’s theme and the designer. A good understanding between the author and the designer is paramount, especially in self publishing. Never forget that a bad cover can actually harm, or even ruin, years of hard work.

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