PRÓXIMO PASSO: A CAPA – NEXT STEP: THE COVER

Quando terminamos o nosso livro, somos invadidos por uma sensação de concretização. No entanto, nada está terminado. De todo. Agora, há uma série de decisões importantes a tomar e uma delas é: a capa. A capa é vital para o sucesso de qualquer livro e requer que tiremos algum tempo para pensar nela.

Por um instante, esqueçam que são autores e pensem em vocês mesmos quando vão comprar livros. Vêem um livro que não conhecem, de um autor do qual nunca ouviram falar, qual é a primeira coisa na qual reparam? A capa. Se for apelativa, irão provavelmente pegar no livro e vê-lo melhor. Levanta-se então um problema, como construir a capa ideal para o nosso livro e ainda torná-la apelativa para o público?

Uma boa capa, precisa não só de despertar o interesse do leitor, mas também de transmitir uma mensagem acerca do nosso livro.

Determinante para o Sucesso

Bali Rai, dá-nos um exemplo concreto sobre como a capa pode influenciar a forma como o livro vai ou não ser visto pelo nosso público. Em 2002, Rai foi um dos jurados num concurso que visava a atribuição de um prémio literário (para saber mais, consulte) e deparou-se com uma história que lhe pareceu maravilhosa. Interessante e bem escrita, tinha tudo para ter sucesso, no entanto, e tendo em conta a qualidade dos outros candidatos, não foi a sua escolha. Porquê? Rai considerou que a capa do livro em questão ia dissudir o potencial público. Segundo ele, era uma capa monótona e desinteressante, que mostrada a diferentes pessoas, recebeu de todas elas uma reacção negativa. Como vêem, uma boa história pode ser completamente arruinada por uma má capa.

No mundo editorial, é amplamente aceite a importância de uma boa capa para o sucesso comercial do livro. Segundo os especialistas, quando olhamos para a capa de um produto somos invadidos por uma série de sensações inconscientes, porém determinantes. O nosso cérebro processa mais rapidamente uma imagem, do que texto, e quando olhamos para ela, faz-nos imediatamente sentir alguma coisa.

Este é o primeiro contacto com o produto, vai criar uma determinada impressão no leitor e, idealmente, incitá-lo ao consumo. Assim, podemos dizer que a capa pode decidir o destino de uma obra nas prateleiras da livraria.

A Capa Como Forma de Expressão

A capa é também uma forma de exprimir sentimentos e passa uma imagem simbólica do próprio autor, assumindo o papel principal na relação entre o autor e o seu público. Uma capa descuidada dará uma imagem de pouco profissionalismo, levando os leitores a questionar-se sobre o empenho do escritor no conteúdo do livro. Ela vai não só demonstrar a personalidade da própria história, mas servir como uma marca pessoal do autor.

Da mesma forma, é importante que esta seja adequada ao público-alvo e por isso, há o cuidado por parte das grandes editoras de modificar a capa consoante o mercado onde a obra vai ser inserida, tendo sempre em consideração o ambiente cultural e sócio-económico dos potenciais compradores. Para tal, tudo tem influência, desde os logotipos e imagens utilizadas, ao tipo de letra. Um bom design é uma ferramenta de marketing fundamental e um dos passos mais importantes no processo de publicação do seu livro.


When you finish your book, you’re invaded by a sensation of completion. However, that’s not the end. At all. Now that you find yourself here, you have a lot of important decisions to make and one of the most important is: the cover. Covers are somewhat vital to the success of a book and require that authors take some time to think about them.

Humor me just for a moment. Forget you’re an author and think about the times when you’re buying books. When you see a book that you don’t know, by an author who you’ve never heard about, what’s the first thing you look at? The cover. If it’s appealing to you or leaves you rather curious, you may pick up the book and inspect it closer. And herein lies the problem: how do you build the ideal cover for your book and, at same time, make it appealing for the public?

A good cover needs to attract the reader’s interest and send a message about our book.

Determinant for Success

Bali Rai, gives us a concrete example of how the cover can influence the way the book will or will not be seen by our audience. In 2002, Rai was a jury in an award of literary prizes (for more, see ) and came across a story that seemed wonderful. It was interesting and well written. However, taking into account the quality of the other candidates, it was not his choice for the winner. Why? Rai found that the cover of the book in question could discourage the potential audience. According to him, it had a dull and uninteresting cover, which he displayed to several different people and all of them had a negative reaction. So, as you see, evidence seems to point out that a perfectly good story can be somewhat ruined by a bad cover.

The publishers around the world widely accept the importance of a good cover for a book’s commercial success. According to the experts, when we look at a cover we are overwhelmed by a series of feelings, unconscious, yet decisive. Our brain processes images faster than it does words and when we look at one, it makes us immediately feel something.

This is the first contact with the product, it will create a certain impact on the reader and it should, ideally, encourage him to acquire it. So we can pretty safely state that the cover can decide the fate of a book on the bookstore shelves.

The Cover as an Expression of your work

The cover is also a way to present and express feelings as it gives a symbolic image of the writer, assuming the main role in the relationship he builds with his public. A careless cover will provide readers with an unprofessional image, leading them to question themselves about the inside contents of the book. The cover will not only reveal the story’s personality, but also define your individual brand.

It is also important that the cover maintains a focus on the target audience, so the great publishers are careful enough to change the cover of a book according to the market where it will be inserted, keeping in mind the culture and socio-economic status of the potential buyers. In that regard, everything matters, from the logos to the images or even the font style. An impressive cover design is a crucial marketing tool and one of the most important steps when publishing a book.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.